Fone de ouvido sem fio earbuds ou intra-auriculares: entenda a diferença em 2020

Fones de ouvido intra-auriculares vs. earbuds, você acha que há diferença? Surpreendentemente, sim. Muitas vezes, quando pensamos em fones de ouvido, é bem provável que a maioria de nós convoque imediatamente imagens em nossas cabeças do primeiro par que eles já possuíram. Plástico duro, mal ajustado, monstruosidades desconfortáveis que só algumas vezes funcionavam, e se você virasse a cabeça do jeito errado, elas sairiam de suas orelhas e iriam bater no chão. Forçando você a pegá-los, desenrolar os fios longos e limpá-los antes que você pudesse colocá-los de volta no lugar. Atualmente, os fones de ouvido intra-auriculares e os fones sem fios bluetooth do tipo earbuds são da era espacial e da alta tecnologia, ostentando uma miríade de características e habilidades com as quais só podíamos sonhar há poucos anos. Mais adiante aprofundaremos esse assunto, mas por enquanto, primeiro as coisas mais importantes.

Qual é a diferença entre earbuds e fones de ouvido intra-auriculares?

A diferença real? Para um, os earbuds são fones de ouvido que não são projetados para realmente caber dentro do seu canal auditivo. A maioria dos modelos não tem nenhum tipo de estofamento e são basicamente apenas pequenos alto-falantes de plástico que se encaixam na concha de seus ouvidos (o espaço logo fora de seu canal auditivo). A maioria dos usuários de iPhone está familiarizada com este tipo de fone de ouvido. Alguns modelos vêm com uma espécie de gancho para prendê-los sobre seus ouvidos e mantê-los no lugar. Por outro lado, os fones de ouvido intra-auriculares são projetados especificamente para passar por sua concha e se estender para dentro do próprio canal auditivo. Geralmente, a extensão vem com uma ponta de silicone que a cobre e mantém os auriculares no ouvido, mas há muitos tamanhos, formas e materiais diferentes disponíveis além de aqueles de silicone. Este é o tipo que a maioria das pessoas pensam quando alguém menciona “protetores auriculares”. Como você pode ver agora, há realmente uma diferença. Se você quiser obter ainda mais detalhes técnicos, as especificações dos fones de ouvido em cada um também podem ser diferentes, mas deixaremos isso para outro dia.

Quais são os prós e os contras de cada modelo de fones bluetooth?

Antes de entrarmos nos prós e contras dos fones intra-auriculares contra os fones sem fios do tipo earbuds e escolher os melhores fones de ouvido bluetooth, devemos primeiro estabelecer o que seu estilo de vida dita. Tanto os fones de ouvido intra-auriculares quanto os earbuds são para o tipo de pessoa “em movimento”, mas qual é exatamente a característica mais importante que você deve considerar antes de fazer suas compras? Cada modelo tem seus benefícios e desvantagens, e além do seu orçamento, determinar como você planeja usá-los é muito importante. Algumas pessoas querem usá-los estritamente para trabalhar, outras gostam da característica discreta de poder ouvir suas músicas favoritas sem chamar muita atenção. Outros que precisam de fones de ouvido para viajar podem precisar de mais isolamento sonoro. Outros ainda os usam porque são pequenos, baratos e não estragam seu cabelo. Em qualquer caso, antes de comprar novos fones de ouvido sem fios, que propósito eles servirão em sua vida, deve ser uma das maiores considerações.

Quais são os prós dos fones de ouvido intra-auriculares?

A maior vantagem dos fones de ouvido intra-auriculares é a portabilidade. Eles caberão em seu bolso ou bolsa com espaço de sobra. Menos aparentes do que os fones de ouvido tradicionais, os fones de ouvido intra-auriculares oferecem alta qualidade a um preço acessível. A maioria das marcas high-end hoje vêm com algum tipo de estojo de transporte duro, o que os torna mais difíceis de quebrar e mais fáceis de guardar, para que você não tenha que se preocupar muito em esmagá-los ou ter que cavar por fios para chegar a algo em sua bolsa ou mochila. Quanto à qualidade do som, você obviamente não terá o mesmo som grande e rico que você teria por meio de headphones supra-auriculares, mas isso não significa que o fone de ouvido intra-auricular não tenha um bom desempenho. Com respostas de frequência de cerca de 5 a 40.000 Hz em alguns dos modelos high-end, seus ouvidos não sentirão falta de qualidade quando o baixo começar a tocar. O conforto é outra vantagem para os fones de ouvido intra-auriculares. Como eles ficam no seu canal auditivo, o isolamento acústico é realmente muito bom. Algumas marcas oferecem pontas de orelha de ajuste personalizado que são ajustadas aos seus ouvidos, e ficam confortáveis ao terminar aquela último quilometro ou última série na academia. Estes não devem ser confundidos com monitores intra-auriculares, que tecnicamente têm uma construção intra-auricular, mas são muito mais avançados internamente (e caros), especialmente feitos para músicos.

Quais são os contras dos fones de ouvido intra-auriculares?

Levar o lado bom com o ruim faz parte da vida, e os fones de ouvido intra-auriculares também têm sua parte. Ter seus ouvidos tapados é bom para a academia ou biblioteca, mas na rua, pode rapidamente se tornar um risco. Nem todos se sentem confortáveis com algo preso no ouvido, e às vezes eles podem deslizar pra fora deixando você com aquela sensação de “água no ouvido”.

O som de médio alcance também é um pouco problemático para fones de ouvido intra-auriculares. Os graves e agudos são bons, mas eles podem perder algumas das intrincadas faixas médias, o que pode deixar você com uma experiência de audição fraca. Para os modelos com fio, escondê-los em suas roupas é ótimo, mas quando os fios se esfregam em você ou em sua camisa, esse som é transmitido diretamente para os fones de ouvido.

Quais são os prós dos earbuds?

O conforto é um dos grandes prós dos fones de ouvido do tipo earbuds, eles são geralmente grandes, mas leves e a maioria dos modelos vêm com uma variedade de pontas das asas, laços e almofadas para caber em quase todos os ouvidos. Junto com seu tamanho maior, vêm condutores maiores, dando-lhe uma qualidade de som bastante boa. Acrescente a isso a capacidade de atender chamadas, e você tem um companheiro realmente poderoso para sua vida diária. A portabilidade também não é um problema com os protetores auriculares. Alguns modelos incluem um cabo estilo colar e ímãs para mantê-los ao redor de seu pescoço, fora do caminho e de fácil acesso, mas sem dúvidas o modelo mais confortável são os fones de ouvido bluetooth sem fios.

Quais são os inconvenientes dos fones de ouvido do tipo earbuds?

Se o cancelamento de ruído for um grande problema para você, então os earbuds podem não ser a melhor escolha. Como a maioria dos fones de ouvido earbuds não cabe dentro do seu canal auditivo, o ruído externo se infiltrará em seus ouvidos. Isto não é sempre uma coisa ruim (por exemplo se você está andando na rua ou correndo), mas se você é um verdadeiro audiófilo, qualquer som externo competindo com suas músicas será um problema. Conforto também é um problema quando se trata de fones de ouvido do tipo earbuds. Altifalantes de plástico duro sentados em seus ouvidos, ou argolas de plástico duro presas em volta deles, podem ser desconfortáveis durante longos períodos de uso.

Embora existam modelos que vêm com pontas de silicone, eles não se estendem para o canal auditivo, e o movimento durante a corrida ou enquanto malhando na academia, pode incomodar e ser uma fonte de distração. Os protetores auriculares à prova d’água também estão disponíveis dependendo de seu orçamento, mas novamente, nada é 100% à prova d’água, e dependendo de quanto você transpira, você pode acabar tendo que comprar novos fones de ouvido antes de querer.

Devo comprar earbuds ou fones de ouvido intra-auriculares?

Na análise final da diferença entre earbuds e fones de ouvido intra-auriculares, ambos os estilos oferecem alta qualidade pelo preço. Ambos os estilos também oferecem conforto, portabilidade e preço acessível. Em outro artigo, falamos especificamente sobre o tema da tecnologia sem fio (existem tanto fones de ouvido intra-auriculares Bluetooth quanto earbuds sem fio disponíveis) e sobre os melhores fones de ouvido bluetooth disponíveis no mercado. Finalmente, seria negligente não mencionar as habilidades dos fones de ouvido intra-auriculares e dos fones de ouvido que estão abrindo um caminho para o futuro. Quase todos os tipos de fones de ouvido hoje em dia têm Bluetooth, portanto, eles se sincronizam com praticamente qualquer telefone inteligente. Logo eles permitirão que você personalize o som que chega aos seus ouvidos, amplificando os sons que você quer, e diminuindo os sons que você não quer. Imagine poder viajar para qualquer lugar do mundo, e ter seus fones de ouvido ou auriculares inteligentes traduzindo um idioma estrangeiro em tempo real para você. Por enquanto, no entanto, qual tipo de estilo comprar deve ser baseado naquilo para o qual você os usará em última instância, e quanta tecnologia seu orçamento poderá pagar.